Crítica Animação Imersão Temporal (stop motion)
Olá!
Na aula do dia 06/12/2021 foi proposto que cada um do grupo fizesse a análise do stop motion de um colega e a partir da análise dos reursos utilizados e das sensações promovidas, uma crítica baseada nos conceitos de causalística, finalística e programática deveria ser elaborada.
Stop motion analisado:
Primeiramente, achei o stop motion desenvolvido pela Maria Angelina muito interessante e imersivo, sendo tal imersão, na minha opinião, causada pela exploração do movimento da câmera que gerou em mim a sensação de instabilidade e aproximação/distanciamento.As transições feitas foram muito sutis, o quue combinou com a escolha da paisagem sonora, que promove a sensação de calmaria. Outro aspecto a ser mencionado são as linhas horizontais que contribuiem para a sensação de profundidade.
Nesse sentido, a profundidade pode ser vista como um elemento causalístico, uma vez que tal sensação somente foi possibilitada pelo uso precedente das linha horizontais como estratégia de perspectiva.
Já a sensação aproxição da câmera gerada a partir do zoom dado aos elementos apresentados em primeiro plano, como a mancha escura que vai clareando conforme è dado o zoom, eu interpreto como um aspecto predominantemente finalístico, haja vista que seu propósito de uso è entendido como sendo a promoção de permitir que o espectador sinta-se dentro da cena.
Por fim, vejo a sensação de tremor presente no vídeo como algo programático, pois ocorre ao acaso e permite que a experiência do espectador contribua para a imersão, deixando de lado o protagonismo dos elementos e recursos, dando espaço para a intervenção de quem assite à produção.
Comentários
Postar um comentário