Parágrafo pessoal sobre o documentário de Marina Abramovic


Olá!


   Ao assistir o documentário "Marina Abramovic: The Artist Is Present "(2012), foi possível perceber a preocupação da artista em propiciar uma performance performada por ela mesma integralmente, enfrentado questionamentos tais como "Por que isto é arte?). Nesse aspecto, Abramovic retorna ao princípio da Performance Art, que surgiu nos anos 80 como um desafio à pintura, ao realizar uma forma de arte onde o objeto é o corpo, fundamento o qual é potencializado na performance de Marina no momento em que ela decide remover a mesa, um obstáculo, que a distanciava da pessoa a qual sentava-se a sua frente. Assim, o diálogo entre o público e a performista tornou-se ainda mais direto e vulnerável, objetivo o qual fora definido desde o workshop que, por sua vez,enfaizava a performance como uma questão de saúde mental.Diante de tal cenário, a tão planejada performance torna-se realidade por 3 meses, entre o inverno e o verão nova-iorquinos recebendo inúmeros participantes, entre eles, Ulay, que foi um parceiro profissional e pessoal de Marina por muitos anos. Além dessa figura masculina, outras aparecem ao lado da artista aconselhando-a, como o homem que a impediu de recorrer ao ilusionismo, técnica que negaria toda a realidade da arte de Abramovic. Ademais, o documentário também mostra tal veridicidade ao registrar performances com situações inesperadas, reforçando a particularidade de cada performance ao longo dos 3 meses. Por fim, fica claro que Marina se torna o espelho de quem senta-se na sua frente,mas também um autorretrato, sendo a dor (física e mental) um sentimento muito frequente e que leva os indivíduos a outro estado mental, de modo que o corpo e o ambiente passam a se conectar, sendo levantada a possibilidade de deixar o público e o artista com a mesma consciência mental.

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